04/04/2017

BEDA 04 | Projeto: Geladeira Liter√°ria

Oi, todo mundo! ūüíú
Hoje eu vim falar com voc√™s sobre um evento liter√°rio que est√° acontecendo aqui na minha cidade. E como n√£o s√£o frequentes, eu n√£o pude deixar de ir l√° para conferir. O projeto chama-se Geladeira Liter√°ria e consiste no uso de geladeiras usadas plotadas com cores vibrantes, recheadas de alimentos (no caso, livros para todas as idades) e que se tornar√£o patrim√īnio cultural do bairro contemplado. O objetivo √© fomentar a leitura entre os moradores no formato: Pega, l√™, devolve e doa tamb√©m. As geladeiras ficar√£o instaladas em locais com grande circula√ß√£o de pessoas como mercearias, postos de sa√ļde, associa√ß√Ķes de bairros, entre outros locais, para que a popula√ß√£o tenha acesso facilitado.


Além de participar do evento, eu aproveitei para fazer umas perguntinhas para uma das idealizadoras, a Jane Rosa, professora da Escola Meninada Alternativa.

"O projeto foi lan√ßado pelo Rotary Club de Matozinhos com inten√ß√£o de fomentar a leitura entre os mun√≠cipes, uma vez que estamos vivendo um per√≠odo onde a maioria dos jovens fazem o uso do celular e da internet. Mas o prazer da leitura √© inenarr√°vel e a inten√ß√£o do projeto √© cada vez mais agregar mais leitores. (...) Esse projeto esta tendo uma aceita√ß√£o muito boa entre os moradores de Matozinhos, todos eles foram doa√ß√Ķes de rotarianos e moradores da cidade. (...)"


O projeto tem como parceiro a loja Nekus Calçados, que está recebendo os livros, mas se vocês, leitores aqui do blog, tiverem o interesse em fazer alguma doação, entre em contato comigo pelo seguinte e-mail: princesinha-swan@hotmail.com.

14 coment√°rios:

  1. Ol√°!
    Gostei bastante do projeto!!! Aqui na minha cidade tem algo parecido em uma das pra√ßas do Centro, em um ponto de √īnibus bem movimentado. √Č apenas uma pequena caixa de vidro com alguns livros usados para se ler e devolver. Doa√ß√Ķes tamb√©m s√£o aceitas. Lembro que uma vez li o livro sobre Beethoven que peguei por l√°!
    Espero que o projeto continue dando certo! :)
    Adorei o texto, beijos
    As Meninas Que Leem Livros~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Na cidade cidade vizinha, Pedro Leopoldo, tem dessas caixinhas que você falou. Mas em Matozinhos não tinha algo assim. Eu espero de verdade que o projeto continue e que dê tudo certo! Beijos

      Excluir
  2. Ola
    Que projeto bacana e bem inovador também né?! E muito legal da sua parte fazer essa divulgação. Uma pena que na minha região não há nenhum tipo de evento literário, por isso é sempre bom conhecer o de outros lugares.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei! Sim, é um projeto muito bacana! E é assim mesmo que começa. Por que não leva a ideia para os administradores para que aconteça em sua cidade? Beijos!

      Excluir
  3. Gente, que original!!! Achei a iniciativa perfeita e vou compartilhar o post para inspirar outras cidades a fazer o mesmo ou parecido. Amei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol√°, Ivi! A iniciativa √© fant√°stica, por isso que resolvi participar, porque a minha cidade precisa de ideias assim. Quem sabe um dia, daqui a longos anos, poderei falar que teremos uma Bienal? Sonhar a gente sonha, n√£o √©? Ficarei imensamente feliz se puder me ajudar a divulgar o evento, amiga ♥ Um beijo!

      Excluir
  4. Ol√°!! :)

    Eu n√£o conhecia este evento, mas tem interesse, sem duvida, e e muito original! :) Estou curioso... hehe

    Espero sinceramente que tudo corra bem e que recebam muitas doa√ß√Ķes!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tamb√©m t√ī torcendo muito para que o evento continue dando certo. Vou continuar ajudando divulgando novidades no blog. E a galera que quiser doar para ajudar, pode me mandar e-mail que a gente conversa melhor ;) Beijos

      Excluir
  5. Gente, que projeto bacana!!
    A ideia é ótima, mas eu vejo projetos parecidos não dando certo, infelizmente. Porque as pessoas pegam e não devolvem, ou pegam e não doam. Aí fica complicado ir para frente... Mas espero que aqui seja diferente :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! √Č realmente triste isso, mas, felizmente, a galera daqui t√° muito empenhada pra dar certo e eu t√ī torcendo bastante. Vou continuar ajudando para que o evento continue. Beijos!

      Excluir
  6. Ol√°.
    Que projeto mais bacana!
    √Č muito atraente e diferente uma geladeira recheada de livros, alimento para o c√©rebro. E que bom que est√° tendo uma boa aceita√ß√£o. Que sempre tenha livros diferentes para as pessoas que usam essa geladeira.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, voc√™ n√£o tem ideia de como √© bacana o projeto at√© estar pertinho da geladeira. √Č t√£o bonito v√™-la cheia de livros, d√° vontade de trazer pra casa, haha :3 Beijos!

      Excluir
  7. Atitudes como essa são muito bem vindas! Ainda mais em um país como o nosso, onde a literatura não é nada incentivada no dia a dia das crianças e adolescentes...
    Na UFRJ sempre têm projetos de pegue e leve, na faculdade de letras.
    Sempre bom ouvir falar de coisas assim!
    Espero q todos sejam também conscientes da parte do "devolva"! hehehe

    Bjs

    Pipoca com Café

    ResponderExcluir
  8. Ol√°, aqui no Cear√° temos um projeto parecido, n√£o em geladeiras (que achei bastante criativo, afinal livros s√£o alimentos da alma), mas em stands espalhados nos terminais de √īnibus da Capital. Fico feliz que mais projetos assim estejam surgindo.

    ResponderExcluir